Magic Byte
Um pouco sobre consciência

Um pouco sobre consciência

Os métodos de estudo que utilizo.

A consciência.

Em uma primeira etapa no ensino, após um bom tepmo como educador, observei alguns fatos, que ajudam no aprendizado.

Com algum conhecimento e prática em sala de aula, formei um método de estudos muito eficiente.

Temos três etapas a serem cumpridas.

Um de meus objetivos, é a formação de profissionais e operadores de sistemas computacionais, capazes de apresentarem seus talentos.

Isso fazendo o aprendizado, um gesto de liberdade.

Ciência.

A ciência dos fatos, é o momento onde tornamos o aluno capaz de definir e saber o que está representado no tema.

Nessa etapa do aprendizado, se faz necessário um conhecimento claro sobre:

O objeto ou foco do estudo, dando clareza sobre os aspectos do mesmo.

  • Conceito.

O que pode ser entendido como “o que?” sobre o objeto de estudo/pesquisa.

  • Descrição.

Como e quais as características que observamos no objeto de estudo/pesquisa.

  • Definição.

Como pode ser usado e quais os métodos e técnicas possíveis a aplicação prática do objeto de estudo/pesquisa.

Consciência.

A consciência por sua vez se faz em um segundo momento do aprendizado, onde o educando tem o entendimento.

Esse momento permite ao aluno saber “como”, sendo não submetido a um molde para a realizaçao da tarefa de modo mecânico.

A consciência, rtaz a relação entre liberdade e responsbilidade.

A responsabilidade, faz o educando em termos profissionais, a desenvolver sua capacidade de crítia e ética.

Ao ter sua consciência sobre o tema que acaba de aprender ele pode dar um formato próprio a seu modo de agir. Isso sem prejudicar ou causar desentendimentos.

Posso citar como um exemplo bem simples, o prórpio advento do conhecimento do fogo.

Uma vez que o educando tem a ciência ao ver o fogo, ele adota esse modelo de imagem como referência.

Em seguida ele obeserva os fatores de luz e calor.

Essas características do foro, ou seja nosso obejto de estudo nesse exemplo. e tem a ciência do que é o fogo.

Já a sua forma de consciência se faz ao momento em que ele percebe que pode se ferir com o uso inadequado do fogo, ou pode se beneficiar com o fogo em aplicações práticas.

No seu terceiro momento o gesto da proficiência fará com que o educando saiba como se portar e controlar o fogo.

Proficiência.

Após as etapas anteriores, tendo a ciência a a consciência, o educando será capaz de criar sua forma para a realização das tarefas.

Sendo assim cada aluno terá a liberdade de efetuar a análise das necessidades e a melhor forma de desempenhar suas tarefas.